A edição do dia 22 de novembro de 2023 do Café com Bioeconomia reuniu Thiago Gomes (Professor e pesquisador da Firjan e do Instituto SENAI Química verde), Adriana Moura (Professora da PUC do Rio Grande do Sul) e Sarita Severien (Gerente de Sustentabilidade e Mudanças Climáticas da Suzano). O encontro foi mediado por José Saravia, pesquisador do Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras.
José questionou os participantes sobre a interação entre a bioeconomia e a avaliação do ciclo de Vida (ACV) e sobre as oportunidades e desafios relacionados a esses estudos. Além disso, solicitou que os painelistas indicassem as metodologias de medição dos impactos mais relevantes no contexto da bioeconomia.
Adriana destacou o interesse das empresas em levantar e calcular os impactos ambientais para empregar as informações também como ferramenta de marketing. Ela pontuou também a urgência em cobrar políticas públicas, a fim de estruturar melhor a bioeconomia no país.
Sarita discursou sobre a complexidade de obter informações, além de adquirir metodologias e premissas para comparar diferentes insumos. Sarita indicou ainda que as análises de ACV estão a cada dia sendo mais empregadas pelas empresas para tomada de decisão de investimento.
Thiago enfatizou a importância de incluir nas avaliações a retirada da espécie do ecossistema local, levando em conta não só o aspecto ambiental, mas também social e econômico. Para ele, a falta de profissionais especialistas em ACV é um desafio, assim como a necessidade de ajustar as metodologias para a realidade brasileira.
O Café com Bioeconomia é um evento quinzenal, on-line e interativo, no qual palestrantes e público discutem temas relevantes para a área. Quer receber nossa agenda e participar? Inscreva-se em: https://portaldeBioeconomia.com/
Quer ouvir este e outros Cafés? Estamos no Spotify em Café com Bioeconomia.